MEDO ou FOBIA?

Em 16/09/2017 , Comments

Por: Marta Amaral -

VOCÊ TEM MEDO OU FOBIA?

MEDO-FOBIA

 

O MEDO

   O medo é uma emoção natural. Ele é um aliado, que nos protege e avisa de perigos reais. Sem o medo, atravessaríamos na frente de carros, não teríamos cuidado com animais ferozes e venenosos ou com doenças contagiosas, etc. Tanto nos seres humanos como nos animais, o medo tem por objetivo promover a sobrevivência

  Nascemos sem medos. A criança é destemida: mexe na tomada, puxa o rabo do gato ou do cachorro, corre na frente do carro sem pensar no perigo. Mas ao longo da vida, adquirimos alguns medos que nos protegem de perigos reais.

  A reação do medo é desencadeada quando a mente percebe um estímulo como ameaça, como perigo. Isso desencadeia uma reação no organismo que libera hormônios e produtos químicos que preparam o corpo para a ação: lutar ou fugir. Como resultado, podem ocorrer várias mudanças físicas: a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam, a respiração acelera, sudorese aumenta, as pupilas se dilatam, os músculos enrijecem.

  O estímulo pode ser real ou imaginário: um tiroteio, passar por um lugar desconhecido, um barulho estranho em casa à noite, viajar sozinho, a lembrança de um acontecimento assustador ou apenas pensar nessas situações.

  Esse medo é natural e saudável, pois ele visa preservar sua segurança e seu cérebro vai tomar medidas imediatas para tirá-lo do perigo. O medo se desfaz rápida e facilmente quando o perigo passa ou quando percebemos que não se tratava de uma ameaça.

  Uma das formas de prevenção é encarar as situações que podem levar ao medo, logo que surgem. O que você precisa fazer é olhar ao seu redor e avaliar: "Existe uma ameaça real aqui e agora?" Se não, é porque esse é um medo imaginário, então, afaste-o da sua mente!

  Entretanto, quando a reação de medo se prolonga por algum tempo gera ANSIEDADE, o que reforça o medo e causa muito sofrimento. Isso acontece, porque os lobos frontais do cérebro têm grande poder de imaginação e quanto mais tempo você pensar nos seus medos imaginários, mais seu cérebro acredita que é verdade e maior o medo vai ficando, podendo levar à fobia ou ao pânico.

 


 

♦ A FOBIA

   Quando esse medo é desproporcional à ameaça, fazendo a pessoa a evitar as situações causadoras do medo, é chamado de FOBIA. Muitas vezes, a pessoa sofre só de pensar no objeto da sua fobia, porque ela vivencia todas as sensações desagradáveis que sentiria se estivesse frente a ele.

 Quem tem uma fobia sente um medo intenso e irracional e pelo menos 4 dos seguintes sintomas físicos:

  • desconforto no peito
  • falta de ar
  • formigamento
  • ondas de calor ou frio
  • palpitações
  • sensação de desmaio
  • sudorese
  • tontura ou vertigem
  • tremores 

  O sofrimento é enorme. Para fugir disso, a pessoa passa a evitar qualquer atividade que a faça entrar em contato com o objeto do medo ou até pensar nele. Como resultado, sua rotina, sua vida pessoal e profissional ficam afetadas e muito limitadas.

As fobias atingem 10% da população

 Mas, algumas fobias não  limitam a vida da pessoa. Por exemplo, se a pessoa tem fobia de cobra, mas mora na cidade, poderá conviver com este fato sem maiores problemas, pois dificilmente verá uma cobra. Entretanto, se a fobia for de agulha ou injeção, elevador ou espaços fechados etc., a vida da pessoa fica limitada, porque ela não vai querer tomar injeção, vacina, andar de elevador ou fazer uma tomografia, o que pode até repercutir negativamente na sua saúde.

Assim, quando a fobia está limitando e interferindo em outras áreas de sua vida, como trabalho, relacionamentos ou saúde, torna-se urgente tratar sua fobia!

  Identificar seu medo ou fobia é o primeiro passo para acabar com eles. Saiba que muitas pessoas têm fobias e que as fobias podem ser tratadas com sucesso, em pouco tempo.

O medo normal é bom e necessário.

O medo exagerado, irracional é destrutivo e limitante.

LIBERTE-SE!

 

Inscreva-se aqui para receber mais dicas sobre como tratar a ANSIEDADE, FOBIAS, PÂNICO e ganhar o ebook  "INSÔNIA e a ANSIEDADE - 10 Estratégias Para Você Dormir Bem"

 

Você também encontrará vídeos no meu CANAL do Youtube que vão ajudar você a lidar com a ansiedade, que em excesso é a grande responsável pelas fobias e pânico.

É só clicar no link abaixo:

 MARTA AMARAL NO YOUTUBE

 

 

 

 

comments powered by Disqus