PNL

 

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)

 

PNL é uma aplicação prática de como as pessoas pensam. Chamada de “software” para o cérebro, a PNL explica como as pessoas processam as informações que recebem do mundo.

A PNL é um modelo de comunicação intra e interpessoal que cria um ambiente propício a mudanças. Com a PNL você pode criar o seu próprio futuro e ter escolhas quanto aos seus pensamentos, percepções, sentimentos e comportamentos.

O nome PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA foi usado pela primeira vez em 1979 e refere-se a 3 importantes componentes responsáveis pela experiência humana: neurologia, linguagem e programação. A PNL descreve a dinâmica fundamental entre o cérebro (neuro) e a linguagem (linguística) e como sua interrelação afeta nosso corpo e comportamento (programação).

 

COMO FUNCIONA


Os processos mentais de cada pessoa são únicos e distintos assim como suas impressões digitais. A PNL se refere a esses processos mentais únicos como o MAPA DO MUNDO da pessoa.

Toda informação que recebemos nos chega através dos 5 órgãos dos sentidos (visão, audição, sensações, olfato e gustação). Ao processar esta informação, nós criamos um MAPA com a utilização de filtros perceptivos que nos permitem enfatizar partes da experiência e ignorar outras. Este MAPA é a nossa REPRESENTAÇÃO da realidade. Nós nunca conhecemos a realidade, nós conhecemos apenas a nossa percepção da realidade.

A PNL ensina técnicas e habilidades para que você melhore e desenvolva sua capacidade de comunicação tanto a nível pessoal quanto profissional. Enriquece o seu MAPA DO MUNDO proporcionando mais escolhas, flexibilidade, criatividade e, consequentemente, maior liberdade de ação e melhor qualidade de vida.

 

SUA HISTÓRIA


A PNL foi criada por JOHN GRINDER e RICHARD BANDLER no início da década de 1970, na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, com a finalidade de criar modelos de excelência. Eles “modelaram” alguns mestres em psicoterapia, principalmente Fritz Perls, Virginia Satir (ambos gestaltistas) e Milton Erickson (hipnoterapeuta).

Inicialmente, eles se concentraram na linguagem usada por estes terapeutas; depois prestaram mais atenção à comunicação não verbal usada por estes mestres em terapia. Após desenvolverem um conjunto de modelos de comunicação poderosos e eficientes para usar em terapia, verificaram que esses modelos podiam ser generalizados para outras áreas onde a comunicação é um fator preponderante, como: vendas, empresas, educação, leis e esportes.

Com a participação de ROBERT DILTS, JUDITH DELOZIER e LESLIE BANDLER, a PNL tomou um impulso inesperado e em 1985 já possuía escolas em 13 cidades americanas. Seu sucesso cresceu rapidamente a nível internacional e atualmente e existem escolas de PNL em vários países.

 

APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS

Considerada o que há de melhor em tecnologia de comunicação e mudança, a PNL é utilizada amplamente e com sucesso nas profissões terapêuticas como: psicologia, assistência social, medicina, fonoaudiologia; em direito, educação, vendas, empresas, esportes e principalmente para crescimento pessoal.

Com a PNL, você pode:

  • Aprender os segredos que levam a uma comunicação melhor e mais eficaz.
  • Transformar uma lembrança desagradável em um fato sem importância para você.
  • Eliminar ansiedades, medos e fobias.
  • Controlar suas emoções.
  • Mudar hábitos e comportamentos indesejáveis.
  • Resolver conflitos de forma positiva.
  • Mobilizar seus recursos mais poderosos, quando quiser.
  • Liberar sua criatividade.
  • Motivar-se
  • Criar e implementar metas desejadas
  • E muito mais...

 

A QUEM SE DESTINA

A abordagem da PNL é prática, dá resultados e é utilizada em diferentes áreas: crescimento pessoal, terapia, educação, vendas, esportes, negócios.  Seu público alvo são:

  • Todas as pessoas interessadas em seu crescimento pessoal
  • Terapeutas e profissionais de diferentes áreas que queiram incorporar a PNL ao seu trabalho

 

 

 

 

 

 

 

PNL,

a peça que faltava

ao seu quebra-cabeça

 

PNL

 

 

A PNL pergunta como
em vez de por que;

Focaliza nas metas e
não nos problemas;

Enfatiza as possibilidades
mais do que as  limitações!


 


 

Visite e curta minha Fanpage,
clicando na imagem abaixo:

facebook


LINKS:

Golfinho -Portal da PNL

Robert Dilts - PNL

Tad James - PNL